O Novo Primo do DVD: AIE-DDPR Armazena mais de um Petabit de Dados
O AIE-DDPR é um novo tipo de disco óptico que pode armazenar uma quantidade impressionante de dados.
O armazenamento de dados é crucial na era digital de hoje, mas os principais dispositivos de armazenamento, como unidades de disco rígido (HDDs) e dispositivos flash semicondutores, têm limitações em termos de relação custo-benefício, durabilidade e sustentabilidade.
O sistema óptico de armazenamento de dados (ODS) é um sistema de baixo custo, ecológico e de alta
opção de durabilidade que oferece uma solução promissora para esses problemas.
No entanto, a capacidade atual de ODS precisa de ser aumentada para satisfazer plenamente as exigências dos centros de dados, mas o aumento da densidade de área dos meios óticos continua a ser um desafio.
Eu não sei você, mas para eu armazenar dados já está se tornando uma tarefa chata e cara, ou dispendiosa, visto o cuidado para com eles.
Não podemos perdê-los e muitos, nem sequer subir para nuvens de armazenamento, em alguns casos seria demasiado oneroso.
Figura 1 | Princípio da escrita e leitura óptica em nanoescala em um disco AIE-DDPR vazio e o fluxo de trabalho de produção. a, Configuração de feixe duplo para gravação e leitura em super-resolução. Um feixe de laser gaussiano de femtosegundo de 515 nm e um feixe de laser CW em forma de rosca de 639 nm são usados para escrita. Um feixe de laser pulsado de 480 nm e um nm feixe de laser CW é usado para leitura.
A imagem de fluorescência da seção vertical x –z mostra escrita e leitura em nanoescala em 100 camadas.
A imagem de fluorescência de super-resolução no plano x –y mostra o tamanho mínimo do ponto e o passo lateral da trilha (a distância lateral entre dois pontos vizinhos) de 54 nm (cerca de λ/12) e 70 nm (cerca de λ/9).
b, Processo de revestimento giratório para adição de material, difusão de material e moldagem de disco vazio. O AIE-DDPR no estado coloidal (Extended Data Fig.3a) foi revestido por rotação em um disco base transparente de 0,6 mm de espessura a 300 rpm por 18 s.
Em seguida, a velocidade do spin-coater foi aumentada para 800 rpm e mantida por 10 s, e depois aumentada para 1, 200 rpm e mantido por 20 segundos para evaporar toda a acetona.
O disco revestido por rotação resultante foi curado sob iluminação ultravioleta durante 4 min. c, A capacidade de um único disco 3D em nanoescala é aproximadamente equivalente à de uma biblioteca Blu-ray de nível de petabit (15,2 Pb, DA-BH7010, Hualu, China) ou de uma matriz de dados HDD (12,64 Pb, EMC PowerVault ME5084, Dell, EUA).
Nós Contamos um Pouco Sobre Nesse vídeo em nosso Canal, já assistiu?:
O Novo Primo do DVD o AIE-DDPR Armazena mais de um Petabit de Dados
Se Sim, deixe nos comentários sua opinião, curta e compartilhe para ajudar nossos projetos e metas!
1. O que é o AIE-DDPR?
- O AIE-DDPR é baseado em um material inovador com densidade de armazenamento muito maior do que outros formatos de disco.
- Ele é do tamanho de um DVD convencional, mas sua capacidade é surpreendente: mais de 1 milhão de gigabits!
2. Como funciona?
- Ao contrário dos discos ópticos tradicionais, que usam cavidades microscópicas para codificar dados, o AIE-DDPR usa uma técnica de armazenamento 3D.
- Ele registra dados em 100 camadas, permitindo uma densidade incrível.
- Os pontos individuais de dados são muito menores do que em Blu-rays ou DVDs convencionais, com apenas 54 nanômetros de largura.
3. Capacidade de armazenamento:
- Uma versão em tamanho DVD do AIE-DDPR pode conter até 1,6 petabits (ou seja, 1,6 milhão de gigabits).
- Isso é cerca de 4.000 vezes mais denso do que um disco Blu-ray e 24 vezes mais do que os discos rígidos mais avançados atualmente.
4. Aplicações futuras:
- Imagine um data center com capacidade de armazenamento exabit (um bilhão de gigabits) cabendo dentro de uma sala, graças ao AIE-DDPR.
- Essa tecnologia pode revolucionar o armazenamento de dados, tornando-o mais compacto, eficiente e acessível.
Curiosidade: - Um único disco virgem do AIE-DDPR pode ser fabricado em apenas seis minutos usando técnicas convencionais de produção em massa de DVD.
Desde os primórdios até as inovações mais recentes, essas tecnologias de armazenamento moldaram nossa capacidade de guardar informações de maneira eficiente e acessível.
Só sei que chegaremos a um ponto que sobrará pouco espaço em nossas vidas, além dos dados que criamos e armazenamos! Vai faltar tempo pra armazenar o agora! ssrsr
E você tem uma opinião sobre o tema? Quer compartilhar conosco? Fique a vontade nos comentários e lembre-se de passar a palavra a diante, isso é sempre bem vindo a todos!
Grane abraço e sucesso ai sempre! Bora Guardar Dados e Dedos Enquanto Ainda os Temos! srsr
Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw.
Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!
0 comments:
Postar um comentário
Fique a vontade para Comentar:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.